sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Como escolher um bom Sistema de Vendas e Gestão para seu negócio.



Não importa se estamos falando de um micro, pequeno ou ainda médio negócio que atue no ramos principalmente de varejo e em alguns casos atacado, seja uma loja de  vestuário, alimentação, petshop, construção, bazar etc.

Independentemente do tamanho ou segmento da empresa, o fato é que a uma gestão eficiente, apoiada em tecnologia, deve ser encarada como parte integrante dos processos internos. Um exemplo disso é o uso de software de vendas e gestão para lojas, que ajuda a garantir competitividade em um mercado cada vez mais concorrido.


Este tipo de ferramenta é uma forte aliada na hora de organizar e comandar a administração do negócio, integrando seus três pilares fundamentais: operacional, financeiro e contábil. Assim, o dono da loja deixa de lado a antiga e pouco funcional administração analógica, com suas inúmeras, complexas e desconexas planilhas de Excel ou documentos em Word.

O sistema, além de emitir suas notas para as vendas, ajuda, por exemplo, a empresa a otimizar uma série de processos ligados ao dia a dia do varejo. Entre eles:
  • Otimizar a administração do negócio;
  • Automatizar as tarefas de vendas;
  • Facilitar o controle de estoque e do financeiro;
  • Manter a emissão e a guarda de documentos fiscais de acordo com a legislação;
  • Aumentar a produtividade;
  • Garantir comunicação rápida entre gestores e funcionários;
  • Melhorar a qualidade do atendimento.

Mas se um software de gestão para lojas é indispensável, você sabe como escolher uma boa ferramenta, como o nosso sistema, por exemplo? Neste post vamos responder a questão, elencando alguns fatores que devem ser levados em conta antes de optar por uma ou outra solução digital. Continue a leitura e tome a melhor decisão para sua loja.

Você pode fazer um teste de 7 dias em um sistema completo de vendas e gestão, sem a necessidade de download.

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O que levar em conta antes de optar por um software de gestão para lojas?

Antes de escolher um software de gestão para lojas, o micro e pequeno empresário, de qualquer segmento, precisa ter em mente que sua operação é específica, com tarefas e objetivos voltados ao varejo. Além disso, precisa de facilidade e agilidade para o dia a dia e segurança para cumprir todas as legislações e obrigações contábeis. Vale lembrar que o nosso sistema cumpre estas exigências com excelência.

Portanto, a decisão pela ferramenta ideal passa por alguns quesitos. Listamos os principais, que são:

Avalie o preço

É claro que o preço é um dos primeiros pontos que o um dono de loja procura levar em consideração quando pretende adotar um sistema de gestão digital. Embora esse seja, sim, um fator que deve ser levado em conta, o fato é que deve-se tomar cuidado para avaliar o custo-benefício do produto, e não apenas o preço.

Existem muitas ferramentas no mercado que são desenhadas para grandes empresas e repaginadas para os pequenos negócios, por exemplo. Ou, ainda, softwares genéricos que procuram atender todo o tipo de empresa.

Muito provavelmente, nenhum deles irá atender as demandas de um pequeno varejo. Por isso, o ideal é buscar uma solução como o nosso sistema, que atenda justamente essas necessidades e que ainda seja possível de colocar no orçamento. Esse, com certeza, será o seu melhor investimento, pois haverá grande retorno em eficiência e produtividade.

O ideal então é buscar uma solução que atenda justamente as necessidades da loja para, aí sim, pensar no preço. Esse é o assunto que veremos em seguida.

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Pense nas funcionalidades

Nossa próxima dica para que você faça uma boa escolha é avaliar as funcionalidades, fugindo dos já mencionados sistemas complexos ou dos genéricos. Afinal de contas, a adoção de um software de gestão para lojas tem como principal objetivo sanar problemas e não criar mais dificuldades.

Por isso, o varejista deve sempre procurar uma solução que contemple a sua área de atuação, como foco na gestão financeira, na gestão de estoques e também na gestão da clientela. Assim, pode otimizar todos os processos internos e reverter tudo isso em qualidade. Pense em ter, por exemplo, em funcionalidades como código de barras, gradeamento de produtos, integração com a balança, boletos bancários, nota fiscal de serviço.

Busque por segurança

É inegável que estes sistemas armazenam diariamente informações relevantes sobre o negócio, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista estratégico. Por isso, o gestor precisa controlar o fluxo de informações internas.

Ao avaliar qual será o tipo de solução que você adotará na sua empresa, portanto, descubra quais são as opções de segurança oferecidas pela empresa fornecedora. Quanto melhor for o controle do acesso, por exemplo, mais seguro o sistema será. Quais as garantias de backup e salvagarda de seus dados o sistema oferece?

Valide a integração offline/online

Por fim, é fundamental que o software de gestão para lojas facilite o fluxo de dados internamente, permitindo a integração offline/online. Assim, todos trabalham com os mesmos dados, o que permite a coesão durante a tomada de decisão na empresa.

É importante destacar que o sistema deve funcionar de forma híbrida, tendo a parte gerencial em uma plataforma online, para ser acessada em tempo real e de qualquer lugar. Mas também precisa contar com módulos de retaguarda — instalados nas máquinas da loja —, que dão segurança para uma eventual queda de sinal. Isso evita que a operação pare e a empresa perca vendas.

Considere os serviços agregados fornecidos junto com o sistema

Por fim,  estes serviços, inclusos na mensalidade, podem ajudar a empresa a ganhar performance o eliminar custos, em alguns casos o sistema acaba saindo de graça pela substituição de custo. Entre eles:

  • Importação de cadastro
  • Suporte ao sistema
  • Suporte ao Windows
  • Suporte ao computador e rede
  • Suporte as impressoras
  • Suporte ao certificado digital
  • Integração com contabilidade
  • Otimização de Facebook
  • Otimização de Instagram 
  • Dicas para aumento de vendas 
  • Hospedagem de site e email

Sendo usuário do nosso sistema, você terá acesso a todos esses serviços agregados e mais...



Este artigo não possui a finalidade de transmitir orientações Fiscais, mas sim de orientar o usuário na configuração e lançamento correto das informações no sistema. Para Orientações fiscais consulte SEMPRE seu contador.

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Até a próxima e sucesso.

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