segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Bobinas térmicas para notas fiscais, são todas iguais?













As pessoas normalmente estão bastante familiarizadas com papel térmico em função de receber o cupom das notas fiscais nas suas compras e os comerciantes para colocar as bobinas nas impressoras, mas mesmo assim, a maioria não consegue distinguir a diferença entre um bom papel e o de qualidade inferior.

A fama da nota que “apaga rápido”, se generalizou exatamente pelo desconhecimento de que a que apaga rápido, foi impressa em papel de péssima qualidade.

Papéis térmicos são aqueles que recebem um revestimento em sua superfície que os torna sensíveis ao calor. Com isso, a impressora não requer tinta. A impressão é o produto da reação entre os componentes químicos do revestimento e o calor.



Veja AQUI, um guia para ser um bom gerente de loja.


Por outro lado, impressoras apresentam problemas reincidentes de má impressão, por sujeira em seus mecanismos, proveniente de camadas de má qualidade do papel.

O papel térmico comum, utilizador nas bobinas de notas fiscais, estacionamentos e recibos do varejo, é composto das seguintes camadas:

  • Papel da base – Tipo sulfite mas com uma superfície de melhor qualidade;
  • Revestimento inferior – Concentra o calor da impressora e sela o papel;
  • Capa térmica – Reage ao calor e faz a impressão aparecer;
  • Revestimento superior – Esta é uma camada que nem todos os fabricantes acrescentam a sues papéis, se tornando um grande diferencial de qualidade. É ama capa que proteger a imagem, aumentar a durabilidade da impressão e aumenta a resistência a umidade e solventes.
Caso o papel térmico também seja autoadesivo para uso em balanças, haverá ainda a camada de adesivo e forro.



Pague apenas pelo que precisa – Novo Sistema Básico de Caixa.

A impressora térmica, possui uma “cabeça” que aquece os pontos sobre o papel térmico, fazendo a reação da camada térmica acontecer, e assim apresentar a impressão.

O papel térmico pode ainda variar em cor, durabilidade da impressão, resistência, com revestimento superior ou sem.

Cor

Embora a grande maioria das bobinas de papel térmicos encontradas no mercado sejam salmão e azul, as bobinas podem ser de qualquer cor, desde que seja ofereça contraste ao preto resultante do processo térmico da impressão. Existem também papéis térmicos cuja cor da impressão é diferente de preto, de alto custo e pouca aplicação, não sendo comuns no mercado.

Durabilidade da impressão

A impressão no papel térmico desaparece naturalmente, processo que se acelera quando exposto a calor, luz e umidade. Não existe papel térmico cuja impressão dure para sempre, mas dependendo de sua composição e armazenamento, pode durar até dez anos.



Conheça AQUI, 10 motivos para utilizar nosso sistema em sua loja.
Resistência

Papeis mais finos são mais práticos, mas também são mais frágeis e podem não funcionar dependendo da aplicação necessária. Papeis térmicos possuem gramaturas ideal de 56g/m² para cupons em geral, 75 a 80g/m² para contas públicas e 167 a 200g/m² para ingressos e tickets de estacionamento.

Com revestimento superior ou sem

Papeis sem barreira são mais sensíveis à impressão, contribuindo na diminuição da vida útil da sua impressora por excesso de aquecimento da cabeça de impressão. Possui durabilidade de impressão muito reduzida, e é muito mais sensível à luz, calor e a umidade. Esse papel se torna mais áspero, pela falta da “capa”, que entrando em contato diretamente com o cabeçote, acumula partículas e também aumenta o desgaste e compromete a vida útil da impressora.

Possuindo a barreira, ou camada superficial que protege o papel contra a umidade e outros agentes agressivos, também aumenta consideravelmente a durabilidade da impressão. Essa capa evita o acúmulo de resíduo de tinta e diminui o desgaste da impressora.

Uniformidade

Uma bobina de papel térmico de baixa qualidade possui uma camada térmica pouco uniforme. O resultado disso é uma impressão com buracos e falhas que atrapalham a leitura e não passam uma boa impressão ao cliente.

Como resumo, temos a velha máxima de que o barato pode sair caro.

Você pode fazer um teste de 7 dias em um sistema completo de vendas e gestão, sem a necessidade de download.
Este artigo não possui a finalidade de transmitir orientações Fiscais, mas sim de orientar o usuário na configuração e lançamento correto das informações no sistema. Para Orientações fiscais consulte SEMPRE seu contador.

Gostou do artigo? Então Visite nosso SITE, siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook, o ainda pesquise ai ao lado outros artigos e fique a par das novidades sobre tecnologia de sistemas e dicas de ampliação de vendas para seu negócio.

Até a próxima e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Site e fique atualizado https://prontosistemas.com.br/

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.