terça-feira, 24 de outubro de 2017

Corrigindo erro na cadeia certificadora




A Autoridade Certificadora Brasileira (ICP Brasil) atualizou em 2017 seu certificado digital raiz e, portanto, os serviços da Receita Federal passaram a ser certificados através desta nova estrutura de cadeias. Diante disto os sistemas de emissão de documentos fiscais, como por exemplo notas, irão acusar rejeição quando da tentativa de emissão. Apesar de já se passaram quase um ano, alguns equipamentos de novos clientes ainda não possuem a cadeia de certificação atualizada.

O que é um Certificado Digital?
O certificado digital é a identidade digital da pessoa física ou jurídica e é necessário para realizar operações de emissão de documentos fiscais. O certificado digital é capaz de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas.

O que é Cadeia de Certificado Digital?
Para que o certificado digital funcione e valide suas operações são necessárias as cadeias de certificação. Elas garantem o correto funcionamento do certificado digital e são extremamente necessárias para que não haja erro e problemas na hora da emissão dos documentos. Os arquivos das cadeias necessárias para o funcionamento do certificado digital são encontrados para download em sites específicos do governo.



Como Faço a Alteração e Atualização da Cadeia de Certificados Digitais?

Esta á uma atualização de responsabilidade do cliente e realizada no sistema operacional de seus equipamentos. Atualizar cadeia de certificado digital é na realidade, muito simples, basta apenas realizar o download dos arquivos necessários e instala-los no sistema operacional de seu equipamento a semelhança da instalação do certificado digital, atentando apenas para a escolha a opção: Autoridade de certificação Raiz Confiáveis. Concluída a instalação os sistemas voltarão a emitir normalmente.

Por que é necessário realizar a atualização das Cadeias de Certificados Digitais?
As atualizações de cadeias de certificados devem ser realizadas porque sem elas não será possível estabelecer uma conexão segura com os sites da Secretaria de Fazenda e em consequência, não será possível emitir quaisquer documentos fiscais, tais como NFe e NFC-e.

E se eu não conseguir atualizar?
Como temos ciência que boa parte de nossos clientes não possui a expertise necessária, ou equipe de TI para realização desta atualização, nosso suporte está a disposição de todos os clientes para verificar a necessidade de apoio na concretização desta tarefa de forma totalmente gratuita, seja via CHAT ou Whatsapp.

Você pode fazer um teste de 7 dias em um sistema completo de vendas e gestão, sem a necessidade de download.

Este artigo não possui a finalidade de transmitir orientações Fiscais, mas sim de orientar o usuário na configuração e lançamento correto das informações no sistema. Para Orientações fiscais consulte SEMPRE seu contador.

Gostou do artigo? Então Visite nosso SITE, siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook, o ainda pesquise ai ao lado outros artigos e fique a par das novidades sobre tecnologia de sistemas e dicas de ampliação de vendas para seu negócio.

Até a próxima e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Site e fique atualizado https://prontosistemas.com.br/

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.